Voltar

Você pratica esportes que usam raquetes?

Você pratica esportes que usam raquetes?

Além de proporcionar um bom treino cardiovascular, esses esportes podem impactar positivamente em vários aspectos físicos e psicológicos do praticante

Você pratica esportes que usam raquetes?

7 Agosto 2017
Tênis, squash, tênis de mesa, badminton e frescobol são alguns dos esportes praticados com raquetes. Eles são dinâmicos, divertidos e podem contribuir em diversos aspectos para quem está em busca de viver mais e melhor. Conforme a Escola de Medicina de Harvard ( Harvard Medical School), um estudo publicado pelo Jornal Britânico de Medicina do Esporte ( British Journal of Sports Medicine) analisou diferentes tipos de exercícios (entre eles os esportes com raquetes) e como eles impactam positivamente para evitar a morte por doença cardiovascular. 
 
O estudo analisou mais de 80 mil voluntários, com idade entre 30 e 98 anos. Ao longo dos nove anos do estudo, aqueles que regularmente praticavam esportes com raquetes apresentaram 56% menos probabilidade de morrer em decorrência de doença cardiovascular. Segundo a Escola de Medicina de Harvard, além de oferecer um bom treino cardiovascular, esses esportes ajudam a fortalecer os membros superiores e inferiores do corpo, devido à diversidade de movimentos executados durante a prática. 
 

Motivos para praticar esportes que usam raquetes

 
• Podem ser praticados por pessoas de todas as idades.
• A intensidade da prática pode se adequar ao nível físico do praticante. 
• Não necessita dispor de muitos equipamentos.
• Envolve diversos movimentos para frente, para trás e para o lado, o que contribui para melhorar o equilíbrio. 
• Do ponto de vista cognitivo, amplia as habilidades de planejamento e de tomada de decisão, pois é preciso planejar cada jogada e agir de forma rápida.
• Contribui para ampliar o contato e as interações sociais, pois o praticante precisa jogar com outras pessoas, seja em dupla ou em equipe. 

Texto: Rafaela Fusieger / Ilustração: Carolina Moura

Fonte: Harvard Health Publication

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.


Média (8 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.