Voltar

Viagem durante a gravidez

Viagem durante a gravidez

Veja quais cuidados a gestante deve ter antes de planejar e arrumar as malas para a próxima viagem

Viagem durante a gravidez

13 Abril 2018

 

Programar uma viagem é sempre um momento prazeroso, principalmente, se a ocasião for para descansar ou conhecer novos lugares. A gestante também pode aproveitar essas ocasiões, mas antes é preciso, principalmente, a autorização do médico. Veja algumas dicas importantes antes de organizar a viagem.

 

 

1. Conversar com o médico com antecedência é o primeiro passo antes de planejar qualquer viagem. Seguir as recomendações ou restrições indicadas pelo profissional de saúde vai ajudar a garantir dias de diversão e tranquilidade. 

 

 

2. Verificar se o destino escolhido exige algum tipo de vacina para a prevenção de doenças, por exemplo, a febre amarela. Converse com o médico, de preferência, com três meses de antecedência, assim dá tempo de fazer as imunizações indicadas.

 

 

3. Caso esteja fazendo uso de algum medicamento, lembre-se de verificar se terá a quantidade necessária para o período que estiver fora de casa. É sempre mais confortável e seguro levar na bolsa do que ter de sair para comprar no meio do passeio. Não esqueça de levar a receita dada pelo médico junto com os remédios.

 

 

4. Tenha sempre à mão, durante todo o período da viagem, uma garrafa de água para garantir a hidratação.

 

 

5. Se a viagem for de carro, planeje paradas ao longo do percurso, seja para ir ao banheiro ou para fazer pequenas caminhadas. 

 

 

6. Algumas companhias aéreas têm regras específicas para o embarque de gestantes. Atente-se a isso antes de comprar as passagens. Dependendo do período da gestação, a companhia pode solicitar atestado médico ou o preenchimento de formulários específicos.

 

 

7. Para minimizar o inchaço das pernas e pés durante longas viagens aéreas, faça algumas caminhadas no corredor da aeronave. Quando sentada, se possível, flexione e estenda os tornozelos com frequência. 

 

 

8. Opte por sapatos e roupas confortáveis para que o trajeto seja tão prazeroso quanto a estadia. Já o uso de meias de compressão pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos.

 

 

9. Se a viagem for na fase final da gravidez leve uma cópia do cartão de gestação. Caso precise passar alguma informação para um médico local, você terá todas as informações facilmente reunidas.

 

 

10. Mantenha uma alimentação leve e saudável e evite alimentos que desconhece a origem ou que não façam parte da sua rotina alimentar, já que você não sabe como o seu organismo irá reagir.

 


Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura - Alex mendes

Fonte: Mayo Clinic

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

  • arte de uma mulher cozinhando
  • Médico escutando coração de uma criança